Nvidia Revoluciona Áudio com IA Fugatto: Música e Som Criados a Partir de Texto e Áudio

A Nvidia anunciou o lançamento do Foundational Generative Audio Transformer Opus 1 (Fugatto), um avançado modelo de inteligência artificial capaz de gerar ou transformar composições musicais, vozes e sons com base em descrições textuais ou arquivos de áudio.

Segundo Rafael Valle, gerente de pesquisa de áudio aplicada da Nvidia e integrante da equipe de desenvolvimento do Fugatto, a ideia era criar uma tecnologia que compreendesse e reproduzisse sons de maneira similar à percepção humana. “Fugatto é nosso primeiro passo em direção a um futuro onde o aprendizado multitarefa não supervisionado em síntese e transformação de áudio emerge de dados e escala de modelo”, afirmou Valle, que também é maestro e compositor.

A ferramenta permite prototipar ou editar músicas, testando diferentes estilos, instrumentos e vozes, além de adicionar efeitos e melhorar a qualidade de faixas existentes. Outras possibilidades incluem criar melodias a partir de prompts textuais, modificar a emoção ou o sotaque de uma voz e até adicionar ou remover instrumentos de uma música já composta.

Com o Fugatto, a Nvidia inaugura uma nova era de criatividade e inovação no campo do áudio, destacando o potencial da inteligência artificial na produção musical e na manipulação de sons.

Com a comunicação na veia, é apaixonado por contar histórias que importam. Criador de conteúdo digital, formado em inteligência de mercado e em plena jornada como jornalista. Fundador do Infoco Portal, site de notícias com base em Fortaleza que busca conectar o local ao global.

Publicar comentário